ma empresa, mesmo quando ainda muito pequena e em estágio inicial, adota modelos de gestão, mesmo que não estejam conscientes disso. Existem muitas teorias sobre modelos de gestão, desde as mais burocráticas, baseadas em longos processos de documentação, formulários e necessidades de assinaturas, até os mais fluidos e coletivos. Mas na hora da tomada de decisões estratégicas são os dados que fazem a diferença.
Um modelo de gestão baseado em dados é aquele em a empresa se preocupa em ter além das metas, métricas e evidências para todos os critérios que sejam considerados importantes para medir o seu desempenho. Assim, as decisões não são tomadas no “achismo”, mas a partir de estatísticas e tendências.
Imagine, por exemplo, que uma empresa tenha que decidir sobre demitir 10 colaboradores de uma determinada operação. A primeira pergunta é: qual critério será usado para decidir sobre quem sai e quem fica? Nesse momento, o responsável pela gestão de pessoas pode fazer uma demissão baseada em desempenho, engajamento e perfil comportamental, desde que ele tenha métricas de acompanhamento do desempenho, produção e do desenvolvimento dos colaboradores, caso contrário, terá que demitir por afinidade ou critérios que não considerem o mérito e a evolução.
A gestão de empresas baseada em análise de dados é fundamental para alcançar resultados mais assertivos e tomar decisões estratégicas. Através da coleta e interpretação de informações, é possível identificar tendências, padrões e gargalos, otimizando processos e maximizando a eficiência operacional. Além disso, a análise de dados permite a identificação de oportunidades de negócio, a personalização do atendimento ao cliente e a previsão de demandas futuras.
Com uma gestão embasada em dados, as empresas podem ter mais critérios para ajustar suas estratégias, tornando-se mais competitivas e adaptáveis ao mercado em constante evolução.
Agora, faço a você três perguntas de reflexão:
Quando uma empresa não tem esse processo que chamamos de Business Inteligence (ou apenas BI) ela perde em condições de disputa de mercado com outras empresas que tem um controle de dados mais assertivo. Isso porque os números nunca mentem! Por isso eles nos dão melhores condições de decidir.
Ao analisar os dados, as empresas podem identificar áreas de oportunidade para otimizar processos, aumentar a eficiência e melhorar o desempenho geral, estudando, por exemplo, o comportamento do cliente e mudanças nas preferências, o que pode ser usado para ajustar estratégias de marketing e produtos.
Empresas que utilizam análise de dados podem ganhar vantagem competitiva, pois estão melhor preparadas para responder a mudanças no mercado e nas demandas dos clientes. Tanto ganhando como também, não perdendo, pois apenas com dados, números e estatísticas, conseguimos identificar riscos potenciais, permitindo que a empresa tome medidas preventivas ou de mitigação.
Obviamente a gestão analítica não é uma solução única para todos os desafios empresariais e requer investimento em recursos, tecnologia e competências analíticas. Além disso, a eficácia da gestão analítica depende da qualidade dos dados utilizados e da capacidade de interpretar corretamente as informações obtidas. Portanto, embora haja várias vantagens em adotar uma abordagem analítica, cada empresa deve avaliar cuidadosamente como a gestão analítica se encaixa em sua estratégia geral e recursos disponíveis.