Interessante como do mesmo modo que os empreendedores e postulantes ao mundo dos negócios aprendem com os empresários de carreira, estes mais velhos e gabaritados, também têm muito oque aprender com os que estão chegando. Uma dessas “lições” que os mais jovens dão às empresas já estabelecidas e a forma de captar a atenção dos clientes nas redes sociais.

Nas redes a concorrência é gigantesca, então as estratégias precisam ser focadas em uma comunicação simples e direta. É nesse ponto que surgiram as promessas de marca, também conhecida como "brand promise".

Promessa é uma declaração ou compromisso que uma marca faz aos seus clientes, resumida em uma ou duas frases, que faz o possível cliente se decidir rapidamente pela compra.  Ela representa a essência da marca e o valor que ela se compromete a entregar aos consumidores.

Elaborar uma boa promessa demarca é a diferença entre ganhar e perder nas redes sociais e na disputa por espaço de mídia. Por que vemos tantos golpes na internet de empresas fantasmas faturando milhões com produtos que não entregam? Porque ninguém é capaz de resistir a uma promessa bem elaborada.

A promessa é o mesmo que o slogan? Não!

O slogan é parte da publicidade, tem foco na construção da imagem da empresa e está mais ancorada em seus valores, a promessa é parte da estratégia comercial, está ancorada noque a empresa entrega, ou seja, no diferencial dos seus produtos ou serviços.

Ou uma declaração de missão; ela deve refletir o que os clientes podem esperar da marca em termos de qualidade, serviço, experiência do cliente e valores. É um compromisso de longo prazo que ajuda a construir a confiança dos consumidores e a diferenciara marca no mercado.

Uma promessa de marca eficaz deve tocar ou na solução de uma dor dos clientes, ou na realização de um desejo, que, no final das contas, é a mesma coisa, com focos linguísticos diferentes. O mais importante é que a promessa seja possível de ser cumprida.

A empresa deve ter uma alternativa para o não cumprimento das promessas, isso dá segurança ao cliente na sua decisão de compra.

Se uma clínica de estética promete: “sua melhor experiência de bem-estar”. Essa e uma promessa, significa que a clínica oferece experiência de bem-estar e não apenas procedimentos estéticos.

Uma empresa de segurança usa como promessa a frase “viaje de olhos fechados”. Embora seja subjetiva e metafórica, a promessa é bastante clara em oferecer segurança e, principalmente, tranquilidade. Enquanto outra empresa, também de segurança, promete o seguinte: “a melhor experiência de tecnologia na segurança da sua vida.” Nesse caso, a promessa é de que a tecnologia está no centro da entrega da prestação de serviço.  

Chegando a um restaurante em São Paulo, li a seguinte frase no cardápio: “refeições com gosto de família”. Essa é uma promessa difícil de cumprir, se eu não sentir o sabor da comida da casa da minha mãe neste restaurante posso argumentar que a promessa não foi plenamente cumprida.

Enfim, se você ficar atento às propagandas que transbordam no seu celular, vai observar que cada uma delas te faz uma promessa diferente. Algumas te deixam com os dedos coçando para sacar o cartão de crédito da carteira e fazer uma comprinha nada básica.

A pergunta que quero fazer é: será que as promessas que você tem feito para os seus clientes são tão boas quanto as promessas que têm te fisgado nas redes sociais?

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