Quando comecei a ter clientes e parceiros em São Paulo, percebi uma diferença crucial entre empresas que prosperam e empresas que ficam estagnadas, a diferença é: empresas que prosperam tem processos de decisão compartilhada, enquanto as que ficam estagnadas dependem apenas do conhecimento de seus sócios.
Em minhas palestras sempre tenho trazido a importância da articulação como característica fundamento da estratégia de uma empresa. A articulação é um trabalho de compreender quais conexões precisam ser feitas para estruturar e alavancar um negócio.
Em um processo de articulação é importante que a empresa conte com pessoas que enxergam o negócio do “lado de fora”, sem o envolvimento de dono ou de colaborador e que tenha condições de sugerir caminhos que o dono e sócios não enxergariam sozinhos. É assim que surgem os conselhos.
Os conselhos de uma empresa são instâncias decisórias, ou seja, são instâncias que se reúnem para tomar as decisões mais importantes para o negócio. Aquelas decisões que podem impactar nos resultados financeiros, na imagem, no engajamento das equipes e no alcance dos objetivos de médio e longo prazo.
Na maioria dos casos os conselhos deliberativos são formados de maneira institucional, a empresa constrói um regimento interno ditando as normas para se participar do conselho e ter voto dentro dele. Mas o conselho também pode ser um grupo de aconselhamento do empresário e não do negócio de forma institucional.
Espera-se de um conselheiro:
Orientação Estratégica;
Tomada de Decisão;
Supervisão Executiva;
Rede de Contatos;
Conhecimento do Setor;
Mentores
Ao contrário dos conselheiros, os mentores atuam em um nível mais consciencial, ou seja, ajudando o empresário ou todo o grupo deliberativo a terem mais clareza e consciência do proposito, missão, visão, valores da empresa para encontrarem, eles mesmos, as melhores decisões.
O mentor não aponta caminhos de forma direta, mas elabora ferramentas, processos de investigação de consciência, que conduza a empresa às melhores decisões. Esse processo é mais sutil que o aconselhamento, pois atua no apoio e no desenvolvimento de empresários, líderes e equipes em busca de orientação,aprendizado e crescimento profissional, sem conselhos.
Um mentor é alguém que possui experiência e conhecimento significativos em um campo específico do comportamento humano e de organizações e que compartilha suas habilidades, conhecimentos e perspectivas com outros indivíduos em busca decrescimento pessoal e profissional.
Espera-se de um mentor:
Apoio no Desenvolvimento de Habilidades pessoais e soft skills;
Networking e Conexões;
Motivação e Empoderamento pessoal;
Ferramentas de tomada de consciência;
Feedback Construtivo;
Aprendizado Acelerado;
A presença de bons mentores e conselheiros é inestimável para o crescimento e o sucesso de empresários, líderes e empresas. Eles realmente se tornam um diferencial competitivo e estratégico – ganha quem tem os melhores conselheiros e mentores ao seu lado.
Será que não é a hora de você e sua empresa também contarem com o apoio fundamental de pessoas preparadas para o suporte que você precisa? O investimento em um grupo de conselheiros ou em um mentor pode acelerar o seu crescimento em, pelo menos, duas vezes, acredite.