Os avanços tecnológicos, as mudanças culturais e as novas demandas dos consumidores sempre nos indicam um caminho possível. Além disso, estamos também de olho no mercado e nos cenários políticos. Pensando em tudo isso, quero compartilhar com vocês algumas expectativas para o ano de 2024.

 

Inteligênciaartificial

A Inteligência Artificial (IA) continuará a ser uma força motriz nos negócios em 2024, assim como foi em 2023. Empresas estão integrando sistemas de IA para otimizar processos, melhorar a eficiência operacional, oferecer experiências mais personalizadas aos clientes.

A automatização de tarefas rotineiras permitirá que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas, impulsionando a inovação e a produtividade. Para os profissionais, eu aconselho que se preparem intelectualmente para assumirem cargos de criação, para as empresas, aconselho que não fujam da tecnologia, mas a abracem com todas as forças.

 

Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

Cada ano que passa a conscientização ambiental e social influencia mais significativamente as decisões dos consumidores. Empresas sustentáveis, comprometidas com práticas éticas e responsabilidade social corporativa, terão mais vantagens competitivas.

As empresas precisam buscar mais produtos com soluções para a diminuição do lixo, práticas sustentáveis de produção (impulsionando, por exemplo, a inovação em embalagens), manejo (inovação na cadeia produtiva) e a valorização da diversidade tanto dentro do seu quadro de funcionários quanto entre seus fornecedores.

 

Economia do Acesso

 

O que é a economia do acesso? São formas de possibilitar que pessoas e grupos sociais tenham acesso a bens de consumo e prestações de serviço antes muito segmentadas às classes altas. Isso pode acontecer com modelos de negócios de compartilhamento, assinaturas, reaproveitamento, troca, que continuará a crescer em 2024.

As pessoas estão mais interessadas em acessar serviços e produtos conforme necessário, em vez de possuí-los. Por exemplo, alugar uma bolsa de uma marca de luxo apenas para uma viagem e depois devolvê-la, do que comprar uma; ou alugar um carro em vez de comprar um.

Isso se reflete em setores como transporte, habitação, alimentação, vestuário e entretenimento, onde modelos de assinatura e compartilhamento estão se tornando cada vez mais prevalentes.

 

Saúde Digital e Bem-Estar

A pandemia acelerou a adoção de soluções de saúde digital e essa tendência continuará em 2024. Plataformas de telemedicina, de consultas com terapeutas e psicólogos a preços populares, aplicativos de monitoramento de saúde e de acompanhamento de atividade física.

Como a saúde continua estando em alta, a tecnologia fará o possível para apoiar as práticas de saúde e bem-estar. As empresas de saúde devem continuar apostando em automação da jornada do cliente e de orientação de práticas saudáveis.

 

Construção de autoridade

Em 2024 também se fortalecerá o campo de construção de autoridade de influenciadores, blogueiros, palestrantes, treinadores, mas com uma diferença: em 2024 esses profissionais precisarão buscar uma forma de se destacar no meio de práticas tão desgastadas. Por conta disso a produção de livros, e-books e cursos online ainda serão tendências, mas para não perderem espaço precisarão se inovar.

À medida que nos aproximamos de 2024, a inovação e a adaptabilidade serão fundamentais para o sucesso nos negócios. Empresas que abraçam essas tendências de mercado, incorporando tecnologias emergentes, práticas sustentáveis e foco no cliente. E os consultores precisam estar cada dia mais preparados para todas essas demandas.

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