Empreendedor e empresário sãodois termos frequentemente usados no contexto de negócios, mas eles têmsignificados diferentes. Na verdade, quase todo empreendedor quer se tornar umempresário, mas nem todo empresário tem perfil empreendedor e isso pode ser umgrande diferencial das empresas.
Passamos a ter uma ideia maismoderna de empreendedores, mas ainda existem muitos empresários à moda antigapor aí. Nesse caso, é importante compreender como os empresários podem setornar pessoas mais empreendedoras e como os empreendedores, podem ganhar maismaturidades para serem bons empresários.
Empreendedores
Um empreendedor é, no sensocomum, alguém que concebe e cria uma ideia de negócio, muitas vezes inovadora,e está disposto a assumir riscos para transformar essa ideia em realidade. Maspara além da capacidade criativa o empreendedor tem um comportamento muitoespecífico.
O empreendedor pode seridentificado pelo seu jeito de ser, muito mais comunicativo, ousado, com gostopela criatividade e competências para identificar oportunidades de negócios. Oempreendedor é ativo, inquieto, conecta pessoas e pensamentos.
Eles geralmente iniciam novasempresas, mas também podem estar envolvidos na expansão ou na reinvenção denegócios existentes. Assim, chamamos de Intraempreendedores, os colaboradoresde uma empresa que têm forte perfil empreendedor, mas que decidem ajudar aempresa a escalar, em vez de abrirem seu próprio negócio.
Empreendedores:
Tem foco na criação;
Tem comportamento comunicativoe curioso;
Se relacionam com facilidade;
Estudam sobre todos osassuntos;
Enxergam boas oportunidades aolonge ou criam suas próprias oportunidades;
São flexíveis e resilientes esempre querem tentar de novo.
Empresário
Empresário é realmente umposto e não um comportamento. Qualquer pessoa que tenha uma empresa ou façaparte de uma sociedade, pode se dizer um empresário, mas poucos empresáriossão, de fato, empreendedores.
Um empresário é alguém queestá envolvido na gestão e operação de uma empresa estabelecida. Ele tem umcargo, independente do comportamento que ele tenha. É reconhecido pelo seuposto e guardamos aquela imagem antiga do senhor de terno e gravata sentadoatrás de uma mesa (imagem de novela, no dia a dia, não é bem assim queencontramos os empresários).
Eles se concentram emadministrar eficazmente as operações da empresa, garantindo que ela sejalucrativa e sustentável. Quase sempre estão mais perto da parte administrativaque da parte humana do negócio, ou seja, os empresários estão resolvendoproblemas estratégicos, financeiros e administrativos, enquanto outros gestoresestão envolvidos na gestão das pessoas e equipes.
Empreendedores empresários e empresários empreendedores
A diferença fundamental entreum empreendedor e um empresário está em duas coisas:
a) no estágio do ciclo de vida do negócio em que eles estão envolvidos. Oempreendedor cria e lança um novo empreendimento, enquanto o empresárioadministra e faz crescer um negócio já estabelecido.
b) no comportamento especifico que se espera de um empreendedor que desejasucesso, quando, para o empresário, não há um modelo de comportamentoespecífico que não seja a responsabilidade da gestão.
Um empreendedor, quando se iniciaum negócio, está caminhando para ser um empresário, à medida que sua empresacresce e amadurece. Ambos os papéis são fundamentais no mundo dos negócios e naeconomia.
Para que o empreendedor quehoje respira ousadia e jovialidade seja um grande empresário, é preciso muitatroca de experiência com outros empresários, mentores e gestores de carreira. Éassim que o empreendedor ganha segurança para gerir o crescimento do seuempreendimento.
Para empresários “da antiga”que veem seus negócios estagnados, é necessário desenvolver um comportamentoempreendedor, com mais ousadia, sem medo de arriscar, conhecendo novos modelosde negócio e abrindo novas oportunidades.
No mundo ideal, as empresasprecisam ter muitos empreendedores e ótimos empresários.