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uando uma empresa nasce, quase sempre, o fundador segue seus instintos e vai fazendo o seu negócio acontecer. Não se fala em planejamento, em estruturação ou em processos, só há preocupação com o dia a dia e em vencer cada desafio que o empreendimento enfrenta.

É assim no começo, mas em algum momento, o empresário sentirá necessidade de colocar as coisas em seus lugares, porque o crescimento exige organização e organização empresarial é sinônimo de maturidade - do empresário e da empresa.

Então o que acontece?

Os empresários, desejando dar um próximo passo, se aliam a profissionais de consultoria, como eu, para ajudá-los a se tornarem tão grandes quanto os seus sonhos. E, quando um consultor chega em seu cliente pela primeira vez, ele deseja saber onde estão as diretrizes do último planejamento estratégico, porque é por essas diretrizes que ele começará a nortear o seu trabalho.

Como você já deve imaginar, na maioria das empresas essas diretrizes não existem, ou porque não houve planejamento estratégico, ou porque ele não foi conduzido da forma correta. Quando elas existem, quase sempre foram esquecidas na semana seguinte à que foram escritas.

Em todo caso, o planejamento estratégico vai sendo descoberto como ferramenta fundamental do crescimento das empresas, e vai tomando importância na mesma medida em que essas empresas lutam para crescer.

Mas o que fazer para o que planejamento estratégico saia do papel e se torne, de fato, ações concretas na empresa?

É nesse ponto que surge um papel fundamental: o papel do articulador, somado ao papel do estrategista.

Vamos lá:

Quando as lideranças de uma empresa se reúnem para planejar, muitos projetos são previstos, agendados, muitas ideias surgem, muitas soluções despontam. Porém, assim que o planejamento acaba, alguém precisa fazer tudo aquilo se tornar realizável.

Para realizar as ações necessárias é preciso articulação.

E o que é isso?

É uma habilidade complexa, mais relaciona, diferente do planejamento.

Planejar exige habilidade de estratégia, que significa traçar uma rota em um mapa, levando o negócio de um ponto até outro ponto. Articular exige habilidade de negociar, se relacionar, conectar pessoas, outras empresas, mexer algumas peças, construir uma ponte sobre um rio – porque o estrategista que olhou o mapa não observou algo importante, como a hidrografia.

O estrategista é um visionário, que pensa em um plano perfeito. O articulador é um executor e comunicador, que precisa fazer do limão uma caipirinha, lidar com o inesperado e fazer o que precisa ser feito.

Articular é movimentar todas as peças importantes para que o planejamento de fato aconteça. O estrategista sem o articulador é apenas uma pessoa com boa capacidade de planejamento. Porque é a articulação que faz os resultados acontecerem.

Por isso, sempre que tenho que ajudar uma empresa a organizar o seu planejamento estratégico, faço isso com muito prazer, vislumbrando o melhor cenário para o próximo (ou próximos) ano. Mas em seguida pergunto:

Quem será o responsável por acompanhar cada ação, conectar as várias pontes e garantir que tudo isso se tornará realidade?

Quem tem mais jogo de cintura para resolver os problemas que surgirem e que não puderam ser previstos no planejamento estratégico?

Se você nunca pensou na articulação como um papel central na sua organização, passe a pensar sobre isso e perceba que planejar sem executar, não te leva aos resultados que você deseja para o seu negócio.

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