Mudanças causam nervosismo e ansiedade pelo simples fato de construírem uma nova rotina, abalando a segurança daquela que já está estabelecida. O processo de mudança é uma intervenção que reconfigura a dinâmica de funcionamento de uma empresa.
Quando uma empresa está implementando mudanças, ela está caminhando sobre uma dualidade, porque ela precisa manter seus processos tradicionais ao mesmo tempo que introduz novas diretrizes, processos e inteligência. Futuro presente e passado se confundem, exigindo planejamento e uma excelente condução/ liderança.
Toda mudança, mesmo que seja de sistema e tecnologia, acaba afetando as pessoas e são as pessoas que podem fazer com que as mudanças sejam mais simples ou mais difíceis. A área de gestão de pessoas, em geral, centralizada nos Recursos Humanos da empresa, tem papel fundamental na condução de processos de mudança. Esse papel é o de articulador desses processos, com foco no alinhamento de todas as áreas, expectativas, emoções e resultados.
O que é articulação
Tenho transformado a articulação no meu principal tema de trabalho, pois vejo como são raros os líderes articuladores, assim como vejo como eles fazem falta dentro de uma organização.
Articulação é como unir todas as pontas da corda em que vai se confeccionar uma rede, ou conectar as peças que deverão montar um quebra-cabeça. Ela envolve processos complexos, ou seja:
· Processos com muitas áreas envolvidas;
· Que exigem decisões em muitas instâncias;
· Que conectam muitos saberes e atuam ao nível transversal;
· Que exigem convencimento de áreas decisórias;
· Envolvem quebra de paradigmas e status quo;
O RH se torna uma área central na articulação de processos de mudança por ser a área que transita por todos os departamentos de uma empresa. Espera-se também que a área de gestão de pessoas esteja mais bem preparada para o diálogo mais sistemático, aquele que envolve estratégia de persuasão de lideranças e também de operadores.
É claro que para os Recursos Humanos se tornar uma área de articulação ela precisa ser, antes, vista como uma área estratégica do negócio, e não uma área de custos. É importante adotar uma abordagem mais inteligente colocando o RH como parte do planejamento delongo prazo.
No que concerne a processos complexos de mudança, o RH deve coletar e analisar dados relacionados aos funcionários e ao desempenho da equipe, bem como reconhecer as áreas que têm mais resistência a mudança e as áreas que são mais entusiastas ao novo. Isso permite identificar tendências, problemas e oportunidades que podem influenciar o engajamento de todos.
Talvez o principal, o RH precisa construir uma cultura de inovação constante. Se a inovação, a criatividade e a mudança não fizerem parte da cultura da organização, toda mudança poderá ser vivida com sofrimento e resistência. É preciso fazer com que mudar e aperfeiçoar-se constantemente seja um valor do negócio.
A capacidade de articulação do RH tem a ver com a capacidade de regimentar a colaboração das pessoas nas iniciativas da empresa. Para isso, é preciso que a gestão de pessoas seja forte e atuante, ou seja, que atue como um protagonista não como uma área coadjuvante.
Transformar o RH em uma área de articulação de estratégias e processos requer um compromisso de liderança, investimento em desenvolvimento de pessoal e uma mentalidade voltada para a contribuição estratégica para o sucesso da empresa. É um processo contínuo que exige adaptação e flexibilidade à medida que a empresa se desenvolve.