Empresas mudam o tempo todo.Ou, desejam mudar. Muitos dos trabalhos que acabam chegando até os consultoresde negócios estão ligados a processos de mudança em que a empresa precisa deajuda em sua condução. Isso porque, a depender do tamanho desta mudança, todasas áreas da empresa serão afetadas.

Mudanças causam nervosismo eansiedade pelo simples fato de construírem uma nova rotina, abalando a segurançadaquela que já está estabelecida. O processo de mudança é uma intervenção quereconfigura a dinâmica de funcionamento de uma empresa.

Quando uma empresa estáimplementando mudanças ela está caminhando sobre uma dualidade, por que elaprecisa manter seus processos tradicionais ao mesmo tempo que introduz novasdiretrizes, processos e inteligência. Futuro presente e passado se confundem,exigindo planejamento e uma excelente condução/ liderança.

Toda mudança, mesmo que sejade sistema e tecnologia, acaba afetando as pessoas e são as pessoas que podemfazer com que as mudanças sejam mais simples ou mais difíceis. A área de gestãode pessoas, em geral centralizada no Recursos Humanos da empresa, tem papelfundamental na condução de processos de mudança. Esse papel é o de articuladordesses processos, com foco no alinhamento de todas as áreas, expectativas,emoções e resultados.

 

O que é articulação

Tenho transformado aarticulação no meu principal tema de trabalho, pois vejo como são raros oslíderes articuladores, assim como vejo como eles fazem falta dentro de umaorganização.

Articulação é como unir todasas pontas da corda em que vai se confeccionar uma rede, ou conectar as peçasque deverão montar um quebra-cabeças. Ela envolve processos complexos, ou seja:

·        Processos com muitasáreas envolvidas;

·        Que exigem decisões emmuitas instâncias;

·        Que conectam muitossaberes e atuam em nível transversal;

·        Que exigemconvencimento de áreas decisórias;

·        Envolvem quebra deparadigmas e status quo;

O RH se torna uma área centralna articulação de processos de mudança por ser a área que transita por todos osdepartamentos de uma empresa. Espera-se também que a área de gestão de pessoasesteja mais bem preparada para o diálogo mais sistemático, aquele que envolveestratégia de persuasão de lideranças e também de operadores.

É claro que para o RecursosHumanos se tornar uma área de articulação ela precisa ser, antes, vista comouma área estratégica do negócio, e não uma área de custos. É importante adotaruma abordagem mais inteligente colocando o RH como parte do planejamento delongo prazo.

No que concerne a processoscomplexos de mudança, o RH deve coletar e analisar dados relacionados aosfuncionários e ao desempenho da equipe, bem como reconhecer as áreas que têmmais resistência a mudança e as áreas que são mais entusiastas ao novo. Issopermite identificar tendências, problemas e oportunidades que podem influenciaro engajamento de todos.

Talvez o principal, o RH precisaconstruir uma cultura de inovação constante. Se a inovação, a criatividade e amudança não fizerem parte da cultura da organização, toda mudança poderá servivida com sofrimento e resistência. É preciso fazer com que mudar eaperfeiçoar-se constantemente seja um valor do negócio.

A capacidade de articulação doRH tem a ver com a capacidade de regimentar a colaboração das pessoas nasiniciativas da empresa. Para isso, é preciso que a gestão de pessoas seja fortee atuante, ou seja, que atue como um protagonista não como uma área coadjuvante.

Transformar o RH em uma áreade articulação de estratégias e processos requer um compromisso de liderança,investimento em desenvolvimento de pessoal e uma mentalidade voltada para acontribuição estratégica para o sucesso da empresa. É um processo contínuo queexige adaptação e flexibilidade à medida que a empresa se desenvolve.

mais conteúdos

Mais conteúdos que você também pode gostar

Gestão
A área de recursos humanos na articulação das mudanças organizacionais
Empresas mudam o tempo todo. Ou, desejam mudar. Muitos dos trabalhos que acabam chegando até os consultores de negócios estão ligados a processos de mudança em que a empresa precisa de ajuda em sua condução. Isso porque, a depender do tamanho desta mudança, todas as áreas da empresa serão afetadas.
Nov 28, 2023
Elaine Cardoso
Gestão
Não é o vendedor que vende, é a estratégia
Vender, vender, vender! Tudo é importante em uma empresa, mas sem vendas não existe empresa! A venda é o oxigênio, sem ela o negócio morre, simples assim. Por isso, departamento comercial é sempre um dos focos principais de qualquer consultoria.
Nov 21, 2023
Elaine Cardoso
Tendências de mercado para 2024: navegando na onda da inovação e sustentabilidade
Entre outubro e novembro, todos os anos, já começamos a ter demandas na consultoria sobre temas que estarão em alta no ano seguinte. Bom, consultor não é adivinha, mas é sempre um bom analista de cenários. Assim, sempre podemos dar bons palpites sobre o que está por vir.
Nov 6, 2023
Elaine Cardoso
Promessa da marca: A isca perfeita
Oct 31, 2023
Elaine Cardoso
Liderança
Porque um empresário precisa de mentores e conselheiros
Tomada de decisão, em uma empresa, é coisa séria. Empresas que contam com mentores e conselheiros têm melhores resultados no mercado porque se conectam com novas percepções de mercado que, muitas vezes, os donos e sócios não conseguem ter.
Oct 24, 2023
Elaine Cardoso
Liderança
A diferença entre empreendedor e empresário
Nem todo empresário tem perfil empreendedor, assim como nem todo empreendedor se torna um empresário de sucesso. Onde começa um e termina o outro? Será que é possível conectar essas forças e extrair o melhor de cada posição?
Oct 17, 2023
Elaine Cardoso
ver todos
Nos acompanhe

Siga-nos no Instagram