stamos muito acostumados a lidar com treinamentos, mas hoje a necessidade do mercado é por processos de educação corporativa. A rápida evolução do mercado e das tecnologias tem gerado a necessidade constante de atualização e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores dentro das organizações, de forma contínua e não apenas pontualmente.
Nesse contexto, a educação corporativa surge como uma abordagem estratégica para a formação de pessoas cada vez mais capacitadas dentro de uma empresa, visando tanto o crescimento individual quanto o sucesso coletivo da organização.
De forma resumida, podemos dizer que a Educação Corporativa é uma prática que visa estabelecer na cultura da empresa um conceito de que educação é fundamental para o crescimento do negócio. Ela vai além do treinamento convencional, englobando uma abordagem mais ampla e estratégica, alinhada com os objetivos da empresa.
Trouxe para esse artigo 3 estratégias de educação corporativa que você, profissional de RH ou liderança de outras áreas, pode implementar na sua empresa.
1. Atividades contínuas de aprendizagem
Quando ministramos apenas treinamentos, aquele conhecimento se perde rapidamente. Conhecimento deve ser cultivado, por isso, o pós-treinamento é mais importante que o próprio treinamento em si.
Na educação corporativa não renunciamos a treinamento e desenvolvimento, mas implementamos atividades contínuas de aprendizagem que durante semanas ou meses fazem os conhecimentos do treinamento serem aplicados no dia a dia, até fazerem parte da cultura.
Essa aprendizagem contínua pode acontecer por uma plataforma online, intranet, ou mesmo por ações de endomarketing.
2. Mapeamento de interesses dos colaboradores
A educação corporativa se preocupa em misturar temáticas e habilidades que a empresa necessita para a melhor performance do grupo, com temáticas que despertem o interesse dos colaboradores.
Quando o time acredita que as ações de desenvolvimento humano proposta pela empresa tem como principal objetivo o crescimento de cada um, eles se tornam mais abertos para o aprendizado. Afinal, educação é um processo de crescimento humano e não apenas de instrumentalização de profissionais.
Diminuir as resistências é uma estratégia importante quando começam a acontecer mudanças na empresa, sobretudo nos processos de desenvolvimento.
3. Apoio especializado
Mudar a cultura da empresa de treinamentos tradicionais, esporádicos, focados apenas no que a empresa deseja para uma cultura de educação corporativa, focada nas pessoas e em desenvolvimento contínuo exige que pessoas especializadas acompanhem esse processo, assessorando as principais lideranças envolvidas.
Os profissionais de educação corporativa, em geral, mesclam seus conhecimentos em gestão com seus conhecimentos em educação. Eles têm uma visão sistêmica da organização da empresa e costumeiramente integram a educação corporativa com outras políticas, como plano de carreira, cargos e salários, clima organizacional.
Os profissionais de Recursos Humanos (RH) e os consultores de empresas desempenham um papel crucial na implementação e gestão eficaz. Para garantir que a abordagem de educação corporativa seja bem-sucedida, os profissionais envolvidos devem estar cientes de diversos aspectos importantes.
Conhecerem profundamente os objetivos estratégicos da empresa para identificar as necessidades de desenvolvimento de competências que impulsionarão esses objetivos. A educação corporativa deve estar alinhada com a visão, missão e metas da organização.
Realizar avaliações de desempenho, análise de lacunas de habilidades e coletar feedback dos colaboradores são práticas essenciais para identificar quais competências precisam ser desenvolvidas em diferentes níveis da organização.
Depois, basta colher os frutos de ter uma educação corporativa forte implementada em sua empresa. Se precisar, basta chamar.