maioria das pessoas aprendeu que liderança é a capacidade de conduzir um grupo de pessoas rumo a um objetivo, mas a liderança é, em primeiro lugar, a capacidade de conduzir a sua própria vida. Todo líder de um negócio, de uma equipe, de um projeto, precisa desenvolver essa liderança conduzindo sua própria vida.
Não importa se você é extrovertido ou se é tímido e retraído: acredite, você tem uma liderança dentro de você. Todos nós temos! A liderança é um comportamento que nós desenvolvemos (ou não). Por isso, é seu papel tornar-se líder e, em seguida, formar novos líderes segundo os seus princípios.
Tratando de características, saiba que líderes nem sempre são pessoas comunicativas e severas, isso é uma compreensão muito superficial de liderança. Quando alguém prega um modelo único de liderança, ela erra pelo simples fato de que liderar é uma competência humana, logo, é dinâmica, variável e contextual. Liderança não está apenas na postura firme e aparentemente segura, liderança também está nos valores, na forma de se relacionar e de inspirar as pessoas.
Uma pessoa é líder quando consegue dialogar com seus amigos, quando consegue influenciá-los de alguma forma. Ela também é líder quando consegue ter foco naquilo que quer, mesmo quando outras pessoas dizem que ela está errada.
Um jovem também é líder quando se dedica a cada atividade, dando o seu melhor, seja cortando a grama, fazendo a pesquisa escolar ou cuidando dos irmãos menores. Ele é líder quando se preocupa com os mais velhos e quando se esforça para dar orgulho aos pais.
Seja na vida, seja nos negócios, muitos autores e pesquisadores já teorizaram sobre liderança. Quero trazer para vocês sete perfis que tenho estudado, juntando várias teorias e pensamentos em um compilado de tipos de liderança.
A liderança que vê além – Líder visionário
Há lideranças que conseguem ver coisas que outras pessoas não veem. Elas costumam ser mais criativas, e são ótimas em trocar o tradicional pela inovação. Se não fossem os visionários de décadas atrás, não teríamos smartphones e a própria internet.
Líderes visionários são quase sempre chamados de loucos. As pessoas acham que eles sonham demais e vivem viajando em seus pensamentos. Todos os grandes cientistas foram chamados de loucos, mas loucura mesmo é abandonar seus sonhos por conta da falta de imaginação e de fé das outras pessoas.
O interesse pelas pessoas – O líder empático
Há líderes muito focado nos resultados e nas tarefas. Esses líderes querem saber porque o projeto não ficou pronto na data combinada e porque as vendas não aumentaram, mas eles não se perguntam como estão se sentindo as pessoas envolvidas nos projetos e nas vendas.
No fundo, o que mais importa são as pessoas. Sem pessoas bem desenvolvidas, nenhum processo será suficiente para uma operação de sucesso, nenhum produto terá o seu reconhecimento e nenhum negócio se tornará escalável. É cuidar das pessoas que faz a grande diferença.
O foco no alvo – O líder regido pelas metas
Existe um estilo de liderança que é muito focado em uma meta. Esses líderes têm a capacidade de não olhar para os lados, apenas para o que está à sua frente. São altamente focados e não desistem fácil. O alvo se torna o seu motivo de viver.
Os líderes guiados por metas e objetivos têm planejamento e pensamentos positivos. Raramente encontram desculpas para não agir, porque a sua vontade de alcançar seu objetivo é maior que qualquer obstáculo. Às vezes tendem a ser muito duros, com os demais e com eles mesmos, mas costumam entregar excelentes resultados – quase sempre, deixando algumas pessoas feridas pelo caminho.
O poder de uma imagem – líder vaidoso
Esse estilo de líder faz tudo para receber elogios. Ele quer ser reconhecido, amado e admirado. É o líder que se importa mais com sua imagem que necessariamente com os seus resultados – ou busca resultados para estar em destaque.
Não há nada de ruim em ser assim. Todos nós queremos e merecemos ser reconhecidos pelas coisas boas que fazemos. Aliás, se uma pessoa ou uma empresa está recebendo elogios, é sinal de que tudo está indo bem. Liderar em busca de elogios é uma forma de administrar com foco em si, mas nem por isso se esquecendo do objetivo central.
A importância dos valores – o líder inspirador
Uma liderança inspiradora é aquela que faz as pessoas seguirem os seus passos pelo seu exemplo e não por suas palavras. São pessoas que nos fazem dizer “eu gostaria de ser como você”. A honestidade, o amor ao próximo, a igualdade de direitos são valores muito importantes para esses líderes.
Uma liderança verdadeiramente inspiradora faz o que fala, tem coerência entre o pensamento e as ações, e nos fazem acreditar que o mundo pode ser melhor.
A curiosidade e inovação – o líder intelectual
Líderes intelectuais são estudiosos e interessados em usar tudo que aprendem para facilitar a vida de pessoas e empresas. Muitas vezes eles são mal interpretados, porque sua inteligência pode parecer arrogância, mas não é bem assim.
Sua capacidade de pensar, perguntar e construir novos caminhos é tão grande que influencia outras pessoas a agirem sempre conforme as suas orientações. As pessoas sabem que um líder intelectual já estudou profundamente o assunto e vai propor sempre a melhor forma de trabalhar. Eles buscam inovar e querem sempre ter a melhor ideia.
A controvérsia da liderança – líder servidor
Liderança servidora é exercida pelo valor de retribuir aos outros o empenho, a energia e crença positiva de cada um. Um líder servidor é reconhecido pelos demais, nunca é autointitulado, sempre um título atribuído pelos outros.
Um líder servidor é diferente de um líder com foco nas pessoas, porque ele está a serviço delas. Ele se vê sempre na obrigação de dar o seu melhor para os outros. Seu principal valor é a justiça. Ele não é “bonzinho”, ele é justo.
Todos nós seguimos grandes lideranças. Pode ser que o líder principal esteja na nossa família, e seja nosso pai, irmão mais, velho um tio ou o avô. Mas também admiramos atletas, políticos, artistas, professores e religiosos. O importante é que todos esses modelos nos ajudam a construir nossa própria liderança. Dá pra ser vários líderes em um só, nós somos múltiplos e podemos combinar vários perfis, é isso que constrói nossa autenticidade.
Da próxima vez que se olhar no espelho, busque a sua liderança, sua coerência interna, sua melhor parte, sua essência. Seja líder de si mesmo.